Join today and be a part of the fastest growing B2B Network
Join Now
Search

As melhores plataformas de e-commerce para pequenas empresas na Austrália

Por receita, a Austrália é o décimo maior mercado de comércio eletrônico do mundo.

Isso se deve, em parte, à população rica da Austrália, que tem uma alta taxa de penetração na Internet; 21 milhões dos 25 milhões de residentes do país usam a Internet. 73% dos quais alegaram ter comprado algo online em 2018.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Australia Post – empresa responsável pela entrega de todos os produtos de comércio eletrônico em todo o país – entre 2017 e 2018, a receita total de comércio eletrônico da Austrália foi de US$ 27,5 bilhões, expandindo-se a uma taxa de 20,2% em relação ao ano anterior.

Em termos de varejo, está subindo a uma taxa de apenas 6% a cada ano. O e-commerce representa hoje 10% da receita global do varejo.

As principais categorias em que os clientes australianos fazem compras são as seguintes:

  • 35,6% – lojas de conveniência
  • 27% – moda (high-end e rápida)
  • 11,5% para bens e eletrodomésticos

O que é fascinante sobre o negócio australiano de comércio eletrônico é a adoção gradual do AfterPay, que foi lançado em 2015 e levou alguns anos para ganhar adoção generalizada entre varejistas e e-tailers. Os consumidores australianos podem fazer pagamentos sem juros em produtos através deste serviço. 6,7% de todos os pagamentos foram feitos através deste serviço entre 2017 e 2018.

A Austrália é um país de baixo risco com uma economia estável que ficou em quinto lugar no Índice de Liberdade Econômica, demonstrando eficácia judicial, saúde fiscal e liberdade comercial e comercial.

Como é o mercado na Austrália?

De acordo com uma pesquisa recente, empresas com presença na internet que vai além do básico ganham mais dinheiro. De acordo com uma pesquisa recente australiana, pequenas empresas que melhoraram sua interação digital viram um aumento de 60% na receita por funcionário. Além disso, registraram um aumento de receita de 38%. Isso demonstra que a capacidade das pequenas e médias empresas na Austrália de implementar uma estratégia de comércio eletrônico leva a um histórico notavelmente positivo.

Vários projetos significativos na Austrália estão agora avaliando a viabilidade de incorporar o e-commerce em seus planos de negócios. O Aeroporto de Perth começou a trabalhar em um projeto para apoiar seu modelo de negócio de compras isenta de impostos, construindo um mecanismo que permite que os viajantes chineses comprem com moeda local. O sistema de pagamento do aeroporto em breve suportará métodos de pagamento chineses, como Alipay e WeChat. Devido à simplicidade com que os viajantes chineses podem usar métodos de pagamento baseados na China, as questões de transações financeiras serão significativamente minimizadas, enquanto a felicidade do usuário crescerá.

A Lagosta Shack é outra empresa que está aumentando sua presença no eCommerce. Assim como no aeroporto de Perth, este restaurante está desenvolvendo um método para aceitar pagamentos através de gateways de pagamento chineses. Eles não só estão implementando AliPay e WeChat, mas também estão adaptando seus canais de promoção para o idioma de seus clientes chineses, o que é fundamental, dado que agora é amplamente aceito que quebrar barreiras linguísticas é fundamental para interagir com os clientes.

As principais plataformas de comércio eletrônico para o mercado australiano

Para obter uma visão completa do setor de comércio eletrônico australiano, avaliamos os sites de melhor desempenho e fornecemos a você para uma visão mais atenta de quem domina os mercados online do país.

Assim como seus rivais internacionais afluentes, o mercado australiano de comércio eletrônico é dominado por titãs americanos de comércio eletrônico, como eBay e Amazon, bem como empresas nacionais como Woolworths, JB Hi-Fi e Kmart. Além da influência americana, apenas a Gumtree, criada no Reino Unido, entrou no top 10, demonstrando o domínio das marcas australianas no mercado australiano de comércio eletrônico.

1- eWorldTrade

No topo da lista está o eWorldTrade, um conhecido site de comércio eletrônico B2B que oferece dropshipping nos Estados Unidos. O portal possui um vasto inventário, que inclui desde eletrônicos até materiais de fabricação, cosméticos até suprimentos de saúde. Vende tudo, desde roupas a aparelhos, produtos farmacêuticos e muito mais. Sem dúvida, o eWorldTrade é o site mais rápido com as capacidades mais completas. Ele diverte os consumidores com seus recursos simples de usar e interface intuitiva. Cada um dos itens proporciona um alto nível de qualidade, o que ajuda a aumentar a clientela e expandir o negócio.

2- Gumtree

A Gumtree, criada no Reino Unido em 2007, entrou no mercado australiano em 2007 e, desde então, estabeleceu-se como o principal site de marketplace e classificados do país, onde milhões de australianos compram e vendem produtos e serviços.

A Gumtree Australia trabalha em diversas áreas, incluindo vestuário, acessórios, carros e caminhões, imóveis e serviços de aluguel.

3- Amazon Australia

A Amazon foi lançada nos Estados Unidos em 1994 como pioneira no mercado de e-commerce, fornecendo uma plataforma para que as empresas cresçam e os clientes comprem a maior seleção de produtos do mundo.

Embora a Amazon esteja enviando para a Austrália há algum tempo, ela só estabeleceu presença em 2017, o que significa que opera no país há menos de três anos e já subiu para se tornar o terceiro maior site de comércio eletrônico do país. A Amazon agora oferece uma grande variedade de produtos para os australianos, incluindo mídia digital, livros, eletrônicos, moda, fitness e automotivo.

4- Woolworths

Woolworths é uma rede de supermercados australiana fundada na década de 1920, com localizações em todos os estados e territórios do país. Hoje, conta com a presença mais extensa do e-commerce de qualquer uma das empresas de supermercados do país. Woolworths, que faz parte do Grupo Woolworths, vende uma variedade de alimentos, além de outros produtos e serviços, como receitas.

A seleção online da Woolworths compreende categorias como frutas e legumes, carne, frutos do mar e deli, pão, laticínios, saúde e beleza, e casa e lancheira.

5- JB Hi-Fi

JB Hi-Fi começou como um varejista de tijolos e argamassa de produtos de entretenimento e eletrônicos de consumo em 1974 na Austrália. A JB Hi-Fi estabeleceu seu site de e-commerce em 2000 e tornou-se a maior varejista online de produtos eletrônicos do país. Além disso, eles expandiram suas operações para incluir a Nova Zelândia.

Computadores e tablets, televisores, fones de ouvido, alto-falantes e áudio, casa inteligente, celulares, jogos, drones e robótica, e eletrodomésticos estão incluídos na linha de produtos JB Hi-Fi.

6- Kmart

A Kmart, outra varejista australiana, começou a operar no país em 1967 como uma rede de lojas de variedades com preços de desconto. Hoje, o Kmart mantém 200 localidades em toda a Austrália e Nova Zelândia, além de uma forte presença online em ambos os países.

A Kmart é pioneira no setor de produtos de desconto, oferecendo itens de consumo de baixo preço em diversas categorias, incluindo casa e vida, eletrônicos, mulheres, homens, crianças, bebês, esportes, presentes e festas. A maioria dos clientes do Kmart visita o site para comprar moda.

7- Big W

A Big W é outra varejista australiana de descontos que tem uma forte presença em todo o país desde a década de 1950, quando lançou sua primeira loja de tijolos e argamassa, que agora soma mais de 180.

A Big W lançou sua loja online, bigw.com.au, em 2010, e desde então evoluiu para se tornar uma das lojas de variedades online mais populares, competindo diretamente com o Kmart. A Big W vende itens nas seguintes categorias: Bebê, Crianças, Mulheres, Homens, Casa, Viagens e Ao Ar Livre.

8- Kogan.com

Nesta lista, Kogan.come é o único site de comércio eletrônico pureplay fundado na Austrália. Foi fundada em 2006 para preencher um vazio deixado pela ausência de um site de e-commerce puro dedicado à venda online de bens de consumo. Começou a vender televisores antes de diversificar em outros aparelhos de consumo. Kogan.com fortaleceu ainda mais essa área em 2016, quando adquiriu a loja de eletrônicos australiana Dick Smith.

Kogan.com agora vende produtos em uma variedade de categorias, incluindo eletrônicos de consumo, casa e jardim, móveis, materiais de escritório e bebês e crianças.

9- Repolhos

Repolhos é uma rede de supermercados australiana que, juntamente com Woolworths, controla um monopólio no mercado interno. Coles cresceu para mais de 800 locais em toda a Austrália desde 1914, quando abriu suas portas.

Os repolhos começaram a vender mercadorias online no início dos anos 2000, e em 2003, ele cresceu para se tornar um dos principais supermercados online. Hoje, sua loja online vende mantimentos como produtos frescos, pães, laticínios e bebidas alcoólicas, além de utensílios domésticos, como vidros e talheres.

10- Armazém Químico

Chemical Warehouse é uma loja australiana que começou a operar em 1973 com o objetivo de fornecer aos clientes a mesma grande variedade de produtos encontrados em um químico, mas a um preço mais baixo.

A Chemical Warehouse ganhou destaque no setor varejista australiano como resultado de seu modelo de franquia, e agora atende todo o país através de sua loja online, que oferece produtos com desconto, como medicamentos, vitaminas, cosméticos, produtos de saúde, produtos paramédicos e outros itens farmacêuticos.

11- Selz

A Selz é uma plataforma de e-commerce simples para pequenos e emergentes empreendedores digitais e pequenas empresas. Ele inclui um construtor de lojas intuitivo, processamento de pagamentos simples e ferramentas de marketing para o seu novo negócio.

A Selz permite a distribuição de qualquer forma de produto, desde serviços como Personal Trainers e Profissionais de Saúde até e-books e downloads digitais, além de produtos clássicos de “embalar e enviar”. A plataforma permite que você personalize totalmente sua própria loja e conecte seu próprio domínio a ela, ou simplesmente baixe os botões ‘incorporar’ e incorporá-los em material existente.

A beleza desta plataforma é que ela é fácil de usar para iniciantes, mas a Selz também torna simples para os vendedores de qualquer produto ou serviço criar sua própria loja online deslumbrante, mesmo que eles não tenham habilidades de design ou desenvolvimento.

A Selz fornece uma infinidade de temas pré-projetados para lojas que podem ser simplesmente personalizados com o recurso “arrastar e soltar”. Em apenas 30 minutos, você pode ter uma loja e operar! Ao contrário de outros sistemas de comércio eletrônico, a Selz permite que comerciantes sem habilidades de design ou desenvolvimento construam facilmente sua própria loja bonita.

12- Shopify

O Shopify é uma das plataformas de carrinhos de compras mais utilizadas para empresas de e-commerce. Esta plataforma de compras online é bem vista pelos pequenos empresários devido ao seu foco neste setor especializado. Há uma razão pela qual o Shopify está no topo da lista de plataformas preferidas dos proprietários de lojas on-line. Esta plataforma de comércio eletrônico não apenas fornece algumas funcionalidades impressionantes (como a capacidade de integrar aplicativos de assinatura do Shopify), mas também inclui alguns temas excelentes. É uma das plataformas mais recomendadas para quem se interessa em iniciar um negócio no setor de e-commerce.

A assinatura básica da Shopify começa em US $ 29 por mês, enquanto o pacote mais abrangente começa em US $ 299 por mês. No entanto, uma versão do Shopify-Lite está disponível que permite que você venda no Facebook e integre qualquer produto em um site ou blog. Este plano Shopify-Lite começa em $9/mês, tornando-o muito mais econômico para pequenas empresas apenas começando.

Quais são as oportunidades de inovação na Austrália?

Há uma variedade de oportunidades para inovar no e-commerce. De acordo com um dos principais provedores de domínio web do mundo, 59% das pequenas empresas na Austrália não têm um site. De acordo com o relatório, as pequenas empresas têm o equívoco de que a implementação de um site é uma tarefa difícil e cara. Como consequência, eles não podem colher os benefícios disponíveis da criação de uma estratégia digital simples, mas poderosa.

O relatório expande as razões, explicando que alguns proprietários tendem a pensar que a implementação de um site não tem objetivo final e é ineficiente e que seu negócio é muito pequeno para que ele faça a diferença. Em contrapartida, o percentual de empresas que implementaram um site afirmava que essa implementação contribuiu com até 25% de seu crescimento. Uma solução inovadora para esse equívoco é levar serviços de hospedagem web às necessidades das pequenas empresas. Há uma série de empresas que oferecem serviços web com resultados positivos, porém as pequenas empresas ainda precisam de algumas orientações e incentivos para entrar nessas estratégias digitais.

Ponto-chave

Devido aos efeitos gerados pela tecnologia, uma porcentagem das lojas físicas tem sofrido perdas significativas. Embora tenha sido relatado que as lojas físicas continuarão a existir, ela estará mais focada em uma experiência ou uma viagem. No entanto, é inegável que essas lojas individuais ainda precisam de uma presença digital para aumentar a conscientização. Recentemente, foi relatado que lojas independentes estão lutando para aumentar a lealdade dos clientes. A digitalização está mudando o setor varejista e uma distinção competitiva mais clara se desenvolverá entre lojas independentes e plataformas de e-commerce.

O comércio eletrônico na Austrália está crescendo. A demanda local por mercadorias é forte e continuará crescendo. Seja digitalizando seu negócio, oferecendo serviços de assistência digital ou procurando soluções inovadoras para problemas de transporte e logística, é importante que seu negócio aproveite a onda de comércio eletrônico para obter lucros maiores e uma base de clientes mais ampla. Para simplificar sua entrada no mercado na Austrália, você precisa da ajuda de especialistas que garantirão que sua empresa cumpra os requisitos legais que o país exige.

Tell Us What You NEED

    * To achieve our mission we provide all the necessary functionalities to buyers and sellers that help them in developing the voice of their business and to expand worldwide.