Join today and be a part of the fastest growing B2B Network
Join Now
Search

Qual é a relação entre importação e exportação em um sistema econômico mercantilista?

Ao longo dos anos, nosso mundo passou por diferentes sistemas econômicos e diferentes inclinações para diferentes leis. A história está cheia deles. O mercantilismo também pode ser dito ser um deles. No entanto, para você entender o que é um sistema econômico mercantilista ou o que é mercantilismo, primeiro você precisa ter uma ideia básica do que é economia.

Então, vamos dar este passo a passo. A economia é definida como, em palavras simples, o estudo da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Então, basicamente gira em torno de tudo relacionado aos negócios. Ele analisa como as coisas são produzidas e tudo o que pode afetar a produção. Ele também olha para o que você deveria estar produzindo, por que você deveria estar produzindo e para quem você deveria estar produzindo. Da mesma forma que olha de perto para a produção e todos os seus diferentes aspectos, também olha para os diferentes aspectos da distribuição e consumo.

Além disso, segundo a economia, o maior problema, que é principalmente referido como o problema econômico básico, que o mundo está enfrentando é que os desejos dos seres humanos são ilimitados e os recursos para cumpri-los são limitados. Então, usar efetivamente os recursos que você tem para satisfazer a maioria dos seus desejos é o que nos é ensinado pela economia.

O que é um sistema econômico?

Agora que temos uma compreensão básica do que é economia, vamos passar para o que são os sistemas econômicos. Assim, como com todo o resto, existem diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem escolher realizar uma tarefa simples. É o caso da economia também. Um sistema econômico, em palavras simples, é um processo utilizado pelas pessoas, através do qual organizam sua produção, distribuição e consumo. Agora, há quatro coisas em que sua produção é baseada e eles são chamados os fatores de produção. Terra, trabalho, capital e empreendedorismo são os quatro fatores de produção, que são regulados de diferentes formas em diferentes sistemas econômicos.

O que é mercantilismo?

Passando para o mercantilismo, assim, um sistema econômico mercantilista foi introduzido e praticado pela primeira vez entre 1500-1700 na Europa. Agora, também estava sendo praticado em outras partes do mundo, como os britânicos.

Sob o mercantilismo, a riqueza total de um país é determinada pelo volume total de metais preciosos, que eles têm, principalmente ouro e prata. Então você pode imaginar a preocupação do governo em acumular ouro e prata. O que quer que o governo fez, foi para garantir que suas reservas de ouro e prata estavam aumentando.

Agora, para aumentar suas reservas de ouro e prata, um país precisava ter uma balança comercial favorável ou positiva, onde suas exportações eram mais do que suas importações. Vamos dar um exemplo de um negócio normal, se você quer que seu negócio seja bem sucedido, você precisará ter uma entrada maior de dinheiro ou recursos em comparação com seu fluxo de saída. Isso significa, em palavras simples, que suas vendas são mais do que suas compras. Isso ajudará o seu negócio a lucrar. Quanto maior a diferença entre os dois, mais lucros seu negócio vai fazer. Da mesma forma, os países precisavam comprar menos e vender mais para manter uma balança comercial favorável. Isso resultaria na tentativa de compensar a diferença dando-lhes ouro, prata e outros metais preciosos.

Agora, voltando ao período de 1500-1700, era uma época em que havia muitas colônias. Um sistema colonial estava à solta. Agora, o país-mãe era o único a tirar vantagem através deste sistema econômico. Eles importariam as matérias-primas e suprimentos de suas colônias e, usando suas capacidades industriais superiores, os países-mãe criariam produtos acabados. Ao agregar valor a essas matérias-primas, eles aumentariam os preços e os venderiam de volta ou os exportariam para as colônias novamente.

As colônias também serviriam como um mercado para os países-mãe. Ao vender mercadorias, a preços elevados, para as pessoas nas colônias, o país-mãe teria lucros elevados.

Agora, esse sistema econômico também tem certos benefícios e falhas como todos os outros sistemas econômicos do mundo.

Benefícios

  • Aumento do desenvolvimento: O comércio entre os países leva a uma taxa mais rápida de desenvolvimento para ambos os países envolvidos na atividade.
  • Aumento da riqueza: O mercantilismo permite que o país-mãe acumule riqueza a uma taxa muito mais rápida do que outros sistemas econômicos.
  • Ajuda na redução da taxa de desemprego: O comércio entre países abre oportunidades de trabalho e emprego para as pessoas dos dois países envolvidos nesta atividade.
  • Ajuda na construção de relacionamentos mais fortes: A atividade empresarial exige que ambos os países tenham conhecimento cultural um sobre o outro. Essa troca de conhecimento cultural permite que construam relações mais fortes e duradouras.

Falhas

  • Ele olha mais para os interesses da pátria mãe: Na era colonial, os interesses do país-mãe sempre foram prioridade. O país-mãe foi visto colhendo a maioria das recompensas neste arranjo de comércio particular.
  • Incentiva sentimentos negativos nas pessoas das colônias: Por mais surpreendente que esse sistema econômico possa parecer, o mercantilismo só permitiu que os países mais fortes colhessem os frutos do comércio e acumulassem proporções maiores de riqueza, não deixando nenhuma ou muito pouco para as pessoas que vivem nas colônias.
  • Cria um risco de esgotamento dos recursos naturais: Há apenas tantos recursos naturais em um determinado pedaço de terra. Quando o país-mãe se concentra em usar os recursos naturais como matéria-prima para seus produtos, então é apenas uma questão de tempo até que eles se espleram.

Qual é o problema econômico básico?

O problema econômico básico surge com o fenômeno de ter desejos ilimitados e ter recursos escassos. Como resultado, os seres humanos têm que fazer escolhas que lhes forneçam a maior satisfação.

Qual é o melhor sistema econômico do mundo?

Há muitos sistemas econômicos, que vieram e passaram ao longo do tempo. Alguns deles ainda estão sendo praticados hoje também. Todos eles têm falhas que podem ser exploradas e benefícios que podem ser colhidos. No entanto, a maioria das pessoas acredita que um sistema econômico misto é melhor do que o resto, hoje em dia.

Tell Us What You NEED

    * To achieve our mission we provide all the necessary functionalities to buyers and sellers that help them in developing the voice of their business and to expand worldwide.