Join today and be a part of the fastest growing B2B Network
Join Now
Search

Impacto da importação e exportação no crescimento econômico de um país

Importação & exportação são dois dos principais fatores no crescimento econômico de um país e no aumento dos GDPs. No entanto, há algum dano se a balança cair em direção a um lado?

Desde o início da humanidade, as pessoas têm prosperado na negociação. Da era da pedra aos mercadores de ações modernos, a humanidade floresce quando trabalham juntos, trocando seus melhores traços uns com os outros. É o caso da importação e exportação. Importar, na maioria dos casos, é quando um país requer um produto ou serviço que não pode produzir localmente. Além disso, a necessidade de importação também aumenta quando um país é incapaz de produzir tanto ou tão eficientemente. É isso que produz a necessidade de importar.

Considerando que a exportação é simplesmente quando um país negocia seu melhor produto, serviços e produtos para outro país pela soma adequada. Por exemplo, o petróleo bruto é a principal compra de importação com carros e outros óleos processados não muito atrás. No entanto, para entender o impacto disso em qualquer economia, temos que mergulhar um pouco mais, então vamos fazer isso.

Efeitos da alta importação

Lista de países com maior importação. Fonte do gráfico: IndexMundi.

A alta importação de produtos nem sempre é uma coisa ruim. Embora em alguns países, pode-se insinuar que a oferta e a demanda doméstica são desiguais. Para isso, as empresas locais do país têm que importar esses produtos ou mercadorias para atender à alta demanda. O impacto negativo disso só poderia ser se a moeda do país estivesse em queda e as empresas locais não tivessem despesas para produzir, fabricar ou cultivar os produtos necessários localmente.

No entanto, o efeito da alta importação também pode ser a crescente demanda do país em determinadas áreas. Por exemplo, se as empresas locais estão exigindo uma quantidade maior de máquinas e equipamentos, isso significa que a economia local está crescendo. É por isso que a exigência de certos produtos é alta. No entanto, a alta importação de produtos férteis, como frutas, legumes e vários outros tipos, também implica a falta de crescimento local ou muita exportação.

Efeitos da alta exportação

Uma lista mostrando os principais países exportadores. Fonte da imagem: IndexMundi

Agora, vamos falar sobre os efeitos da alta exportação. Algumas das principais indicações das grandes taxas de exportação de um país podem ser uma das seguintes razões:

  • O país produz bens incomparáveis
  • Empresas locais fornecem preços acessíveis
  • Alto produto e fabricação, mas baixa demanda local
  • Crescente indústria local e alta demanda externa

Agora, esses são os pontos positivos de alguns dos principais países exportadores. Mas, para países menores com alta demanda local e baixa oferta, muita exportação pode ser um problema. No entanto, para os principais países, o lado positivo é que a exportação mais alta significa melhor perfil para as empresas mais novas. E onde pequenos e novos negócios prosperam, a economia cresce.

Negativos de Importação e Exportação Desequilibrada

Uma das maiores preocupações para os países menores, neste caso, deve ser a oferta e a demanda. Onde há alta demanda, a oferta precisa igualá-la. Se, neste caso, um país ou empresas locais se comprometerem com muita exportação, então alguns dos problemas que podem enfrentar são:

  • Falta de bons produtos no mercado local
  • Preços altos para produtos locais e importados
  • Crescimento mais lento de empresas menores
  • O aumento da exigência de importação de produtos

Isso pode ser causado pela falta de equilíbrio entre importação e exportação. Então, quando um país precisa importar produtos que podem ser produzidos localmente, isso é um sinal de uma economia instável. Uma das principais desvantagens de tais instâncias é a falta de fé dos investidores. O que pode causar danos para empresas novas e existentes, retirando ainda mais a economia local. Para garantir o crescimento das empresas e da economia local, o que deve ser feito é:

  • Um equilíbrio entre importação e exportação
  • As demandas locais devem ser atendidas primeiro
  • Controles de preços nos níveis governamentais
  • Categorias de produtos e classes para distinguir preços
  • Exportar o valor excedente para atender ao consumo local

É necessário mantê-los equilibrados?

Como falamos sobre os problemas com o equilíbrio caindo para um lado mais do que para o outro, poderia causar sérios danos ao crescimento econômico de um país. Portanto, sim, é imperativo que o governo local e os detentores de participações tomem todas as precauções e medidas necessárias para garantir um equilíbrio completo entre os dois. Isso não quer dizer que a importação e a exportação devem ser divididas em 50\50. Porque se um país produz uma grande quantidade de seu produto de assinatura, então eles precisam exportá-lo antes que ele se torne inutilizável ou expirado. No entanto, é importante que as economias menores atendam primeiro às demandas locais e, em seguida, concentrem-se em exportar para fora.

Benefícios da alta importação ou exportação para a economia

Como mencionado anteriormente, a alta demanda de importação de um país não significa necessariamente sua falha em produzir. Porque as economias crescentes exigem o fornecimento de medidas materiais, de máquinas e outras medidas de produtividade. Por outro lado, se um país está exportando tais máquinas e provisões em níveis mais altos, então isso também é um bom sinal. Porque melhoraria as indústrias locais que criam ou desenvolvem essas medidas. O que é uma indicação de economias crescentes e prósperas. Assim, alguns dos principais benefícios da alta importação e exportação são:

  • Alta importação aumenta as vendas
  • Alta exportação garante produtividade
  • Número crescente de exportações significa domínio regional ou estrangeiro do mercado
  • Importação permite que países expandam negócios localmente

Um país pode ficar sem comida se exportar demais?

Nem sempre é assim, pois a maioria dos principais países exportadores tem um plano de backup para combater a escassez de alimentos. No entanto, a maioria dos países exportadores tem contramedidas para direcionar sua oferta e demanda e atendê-la adequadamente.

É um nível mais alto de um sinal de exportação de uma economia em crescimento?

Na maioria dos casos, sim, é. No entanto, exportar até um ponto onde sua oferta local acaba é uma má ideia.

Economias menores devem evitar importar demais?

Considerando que eles precisam mais de negócios locais e crescimento, seu foco deve ser nos produtos locais. No entanto, algumas tecnologias, máquinas, materiais, minerais e recursos exigem que os países importem. Assim, eles devem importar quantidade adequada em todos os momentos.

Tell Us What You NEED

    * To achieve our mission we provide all the necessary functionalities to buyers and sellers that help them in developing the voice of their business and to expand worldwide.