Join today and be a part of the fastest growing B2B Network
Join Now
Search

B2B v. B2C – Entendendo a Diferença

B2B e B2C — sempre que coloco essas duas palavras em uma frase, as pessoas me dão esse olhar perplexo. O olhar que diz, não é a mesma coisa Katherine? E o tempo todo eu estou pensando; Não querida, há mais do que parece. As pessoas muitas vezes se confundem com esses termos, mas quando compreendidas, elas aparecem tão simples quanto seus apelidos.

As empresas envolvem um amplo espectro de modelos com um, solteiro, o objetivo final, e que meus amigos são as vendas sempre populares. Entender as diversidades entre esses dois modelos de negócio não é tão complexo. No entanto, é necessário para que você possa optar pelo modelo certo, dependendo do seu domínio e visão de negócios. Quando escolhida adequadamente, sua estrutura apoiará sua empresa a gerar lucros.

O que é B2B?

No B2B, as empresas só se preocupam com o comércio entre si; como o nome sugere, “Business-to-Business”. Um negócio realizado entre empresas envolvendo atacadistas, varejistas ou fabricantes, em vez de consumidores individuais. Basicamente, são fornecedores de negócios que operam em larga escala para atender às necessidades organizacionais. Todos os seus serviços e produtos atendem aos requisitos oficiais das empresas para ajudá-las a florescer. Esses produtos podem ser qualquer coisa que vai desde produtos digitais até serviços de marketing, o que a empresa precisar para executar.

Exemplos proeminentes de B2B

Amazonas

Iniciada como um mercado online para livros, operando fora de uma garagem em 1994, a Amazon é hoje uma renomada organização B2B mundialmente renomada. Como seu logotipo mostra, a Amazon tem uma grande variedade de estoques de A a Z. Devido ao seu estoque abundante, a Amazon também funciona como um serviço B2B. É um conglomerado multinacional que trabalha no comércio eletrônico, varejo, inteligência artificial, eletrônica de consumo, entretenimento e vários outros setores.

Alibaba

O grupo Alibaba ou Alibaba.com surgiu em 1999 em Hangzhou, Zhejiang, hoje uma das organizações B2B mais proeminentes do mundo. É uma empresa multinacional chinesa especializada em varejo, comércio eletrônico e serviços digitais que funciona nas esferas de negócios para negócios, negócios para comércio e também de consumo para consumidor. A Alibaba, maior varejista e empresa de comércio eletrônico do mundo, abriga o maior mercado B2B do mundo. Com sua crescente receita, a Alibaba vem criando recordes a cada ano.

EWorldTrade

A EWorldTrade, outra pioneira proeminente da indústria B2B, está ganhando o jogo por sua rede global de compradores, vendedores, atacadistas, varejistas e fabricantes. Está crescendo online com uma década de experiência em branding digital e desenvolvimento web, atendendo mais de 1M+ potenciais clientes globalmente. Também oferece soluções digitais para ajudar as empresas a fomentar em nível global.

O que é B2C?

B2C refere-se ao comércio entre um cliente individual e uma empresa. Em palavras simples, é onde uma empresa vende seu produto diretamente ao seu consumidor, daí o nome B2C, de negócios para consumo. É tipicamente considerado como comércio eletrônico do consumidor. Seus produtos e serviços estão preocupados em satisfazer as necessidades de cada cliente. Tradicionalmente, são pessoas que compram de estabelecimentos; portanto, seus produtos, serviços e marketing são mais baseados em emoção do que lógicos. As pessoas muitas vezes ficam desnorteadas, uma vez que essas empresas também se beneficiam do B2B para o progresso pessoal mais em espaços que lidam com inventário, marketing e exposição on-line.

Exemplos de B2C

Facebook

Acumulando 2,9 bilhões de usuários até 2021, o Facebook é a plataforma de mídia social mais usada no mundo até hoje. Está entre a “Big Tech” dos EUA, considerada a empresa mais valiosa do mundo. É um exemplo muito típico e comum de um negócio B2C onde o Facebook vende seus produtos e serviços de interação social diretamente para seus consumidores online.

Walmart

Walmart é uma empresa de varejo americana que opera como um supercentro ou loja de departamentos em vários lugares.

A partir de 31 de julho de 2021, o Walmart tem 10.524 lojas e clubes em 24 países, operando sob 48 nomes diferentes – Fonte.

Considere-o como um exemplo arcaico de um negócio B2C; eles são um simples hipermercado de onde as pessoas compram seus itens essenciais.

Tencent

Tencent ou Tencent Holdings, maior fornecedora de jogos do mundo, é uma empresa de tecnologia multinacional chinesa. Entre as maiores empresas de mídia social e investimentos, é a empresa mais valiosa financeiramente do mercado atualmente. Eles têm fornecido seus produtos e serviços como rede social, portais web, eCommerce, música, smartphones, sistemas de pagamento e jogos.

B2B v. B2C – Principais Diferenças

Cliente

Sabemos que a B2B está preocupada com o comércio entre as empresas; portanto, o cliente de uma empresa B2B é mais uma organização. Na verdade, uma empresa B2B está focada principalmente nos tomadores de decisão dessa organização. Todas as suas táticas e estratégias são direcionadas para satisfazê-los e agradá-los através de campanhas e ofertas que vêm do mundo real, olhar e sentir.

Os clientes de uma organização B2C são seus consumidores diretos, as pessoas em geral. Portanto, eles podem enganchar qualquer um para comprar seu produto, pois suas operações são direcionadas para o cumprimento de pessoas comuns.

Motivações de Metas e Compras

Os clientes B2B são organizações estabelecidas que estão focadas em ROI, eficiência e expertise. Eles estão preocupados com o crescimento de sua organização quando se trata de negociação. Sua motivação de compra é informação eficaz e detalhes abrangentes sobre produtos e serviços. Assim, o objetivo de uma empresa B2B é conduzir seus clientes através da lógica e da garantia financeira.

O B2C, por outro lado, tem indivíduos como clientes que não estão preocupados em afetar toda a organização com base em sua decisão de compra. Sua compra é simplesmente para atender às suas necessidades pessoais. As pessoas geralmente buscam negócios e são impulsionadas por marketing criativo e de qualidade; assim, as empresas B2C estão focadas em atraí-las com novas ferramentas, táticas e truques.

Estratégias de Marketing

Mesmo que uma pessoa nunca tenha comprado nada de uma empresa B2C específica, a empresa pode fazer da pessoa seu potencial cliente a qualquer hora, em qualquer lugar. Tudo o que é preciso é despertar interesse por seu produto através de marketing atraente. Os clientes B2C estão intrigados com o marketing criativo e de renderização de coração. Qualquer coisa que tente e se envolva é bom para ir.

A B2B, por outro lado, precisa fornecer raciocínio lógico e motivação financeira através de seu marketing. Seus clientes buscam soluções de longo prazo e investimentos rentáveis. Assim, as estratégias de marketing de uma organização B2B são baseadas em informações lógicas e robustas.

Processo de Tomada de Decisão

Os clientes B2B estão procurando estabelecer um relacionamento de longo prazo através de seus grandes investimentos para outros negócios rentáveis. Portanto, como mencionado acima, buscam soluções de longo prazo. Antes de tomar uma decisão de compra, os clientes B2B geralmente conversam com os tomadores de decisão de sua empresa e outros membros no comando. Eles garantem que sua decisão não afeta o crescimento e o desenvolvimento de sua empresa, determinando um acordo prospectivo. É um processo cognitivo que envolve opiniões, raciocínio, pesquisa, confiança e garantias.

As pessoas tomam decisões impulsivas quando se trata de comprar suas coisas pessoais. Eles geralmente são guiados através de emoções. Tudo o que eles têm que se preocupar é com seu próprio orçamento, nem mesmo em todos os momentos. Eles apenas tomam decisões rápidas com base em intuições ou gosto pessoal, já que não estão procurando relacionamentos ou soluções de longo prazo. Por isso, é um processo curto e rápido envolvendo investimento emocional.

Processo de Compra

A jornada de um comprador B2B consiste em três etapas; Consciência, Consideração e Decisão. Essas etapas envolvem pesquisa completa e pensamento. Durante todo o processo de compra, o cliente lida com gerentes de contas e vendedores. Na fase de conscientização, eles descobrem seu problema, educam-se e compreendem se o acordo será eficaz para resolvê-lo. Na segunda etapa, eles reúnem opiniões das pessoas no comando, entendem as abordagens disponíveis e oportunidades para levar o negócio em consideração. O último processo envolve garantias, autenticação e documentação.

Pelo contrário, o processo de compra de um cliente B2C é curto e conciso. Eles tomam uma decisão rápida por conta própria e fazem seus pagamentos agora e agora.

Entendendo as diferenças entre esses dois modelos de negócio, o que você acha mais adequado para você e seu modelo operacional?

Qual você prefere?

Tell Us What You NEED

    * To achieve our mission we provide all the necessary functionalities to buyers and sellers that help them in developing the voice of their business and to expand worldwide.